Artigos - Visualizando artigo

Dia do Contador: 6 coisas que você precisa saber sobre a profissão

O contador é uma figura importante na rotina das empresas brasileiras. Esse profissional é responsável por desenvolver atividades na área financeira, econômica e patrimonial. Por isso, deve estar sempre atento às atualizações das leis e ao cumprimento das obrigações, sejam elas fiscais e tributárias. 

Esse trabalho garante que a empresa fique em dia com os órgãos fiscalizadores, portanto, é de grande responsabilidade. Além disso, os contadores também sugerem ações que solucionem demandas financeiras e que auxiliem no desenvolvimento e na saúde financeira do negócio. 

Em reconhecimento a esses profissionais que tanto contribuem para o crescimento do país, rendemos nossas homenagens pelo seu dia comemorado na quarta-feira, 22 de setembro. Por sua importância, essa data não poderia passar em branco, então, reunimos neste artigo algumas curiosidades e fatos sobre a profissão que está em constante desenvolvimento.

 

Qual a origem do Dia do Contador?

Em 1945 o então presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto-lei nº 7.988, criando o primeiro curso superior de Ciências Contábeis do Brasil, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

A partir disso, também foi estabelecido o Dia do Contador, portanto, esta comemoração se trata de um fato histórico. Até então haviam dois cursos técnicos de Contabilidade e de Contador, no entanto, eles não tinham validade como ensino superior. 

Contador ou contabilista?

Poucas pessoas sabem, mas existem diferenças entre esses profissionais. O contador é aquele que se forma em Ciências Contábeis. Desde junho de 2015, somente os bacharéis neste curso podem obter o registro profissional junto ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC). 

Assim, pode atuar com gestão de empresas, controladoria, mercado de seguros, auditoria, perícia, dentre outras.  O contabilista, por sua vez, é quem possui nível médio ou técnico em Ciências Contábeis. 

Mas vale ressaltar que a pessoa que se formou como técnico contábil até o dia 1º de junho de 2015, deve se registrar no Conselho Regional de Contabilidade para poder exercer a profissão. Depois dessa data, apenas os contadores podem obter o registro. 

Toda empresa precisa de um Contador? 

Para que a empresa cumpra com suas obrigações diárias, mensais e anuais (sabemos que são muitas), é necessário contar com um Contador. Em alguns casos é obrigatório que esse profissional assine livros e documentos que comprovam a regularidade da empresa. 

Portanto, a única pessoa habilitada a elaborar certos documentos é o profissional de Ciências Contábeis que precisa ter o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Contabilidade Online

Nos últimos anos os contadores tiveram que se reinventar, principalmente quando o assunto é a evolução tecnológica. A contabilidade ganhou sua versão online, que auxilia na praticidade no dia a dia. 

São várias plataformas, programas e aplicativos à disposição do profissional da contabilidade, que tem mudado seus hábitos para incluir na rotina o uso desses recursos tecnológicos. As tendências do mercado contábil seguem exatamente essa linha, o que tem sido um diferencial para a atuação profissional. 

Enfrentando as dificuldades

É importante ressaltar que a necessidade de adaptação também se deve, em boa parte, às medidas adotadas para conter o avanço da pandemia. Os profissionais que antes eram habituados ao atendimento presencial passaram a fazer o assessoramento, de forma remota. 

Além disso, também se adaptaram para ajudar seus clientes a cumprir prazos diferentes para as obrigações tributárias acessórias, assegurar um fluxo de caixa para que as empresas pudessem honrar seus compromissos e se tornaram conselheiros quanto ao enfrentamento do impacto causado pela covid-19 nas finanças. 

Várias datas para comemorar

Não é apenas no dia 22 que os contadores podem comemorar, pois, nesta profissão existem ainda outras três datas importantes como o Dia do Empresário Contábil que é comemorado no dia 14 de janeiro e o Dia do Contabilista, que celebramos em 25 de abril. 

Não podemos esquecer que o dia 21 de setembro também é uma data importante e lembrada em alguns calendários, por ser o Dia de São Mateus – o padroeiro dos profissionais de contabilidade. 

Por Samara Arruda


Voltar


Compartilhar

Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.

topo site