Artigos - Visualizando artigo

Caminho Digital: governo lança programa de capacitação digital e inserção profissional

Programa foi desenvolvido em parceria com a Microsoft Brasil, oferece mais de 40 cursos gratuitos em habilidades digitais e vai alcançar cerca de 5,5 milhões de trabalhadores.



Nesta sexta-feira (25), o governo federal anunciou a ampliação do Programa Renda e Oportunidade, que inclui a criação do programa Caminho Digital, que tem como objetivo oferecer capacitação digital e inserção profissional a cerca de 5,5 milhões de trabalhadores.

O projeto oferece mais de 40 cursos gratuitos em habilidades digitais e foi desenvolvido em parceria com a Microsoft Brasil.

O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, assinou um protocolo de intenções com diversas instituições, públicas e privadas, que atuarão como parceiras da pasta para divulgação e mobilização de público para as ações de qualificação profissional.

Confira, abaixo, mais informações sobre o programa:

Programa Caminho Digital 

 

O programa Caminho Digital é um programa do Ministério do Trabalho e Previdência que tem o objetivo de centralizar e promover as iniciativas de capacitação com foco no desenvolvimento de habilidades digitais e inserção profissional voltados para a Economia 4.0.

A Escola do Trabalhador 4.0 - uma parceria da pasta com a Microsoft - é parte do programa Caminho Digital e oferece cursos gratuitos em temas de tecnologia e produtividade, com o objetivo de preparar o trabalhador para o mercado.

Quais os cursos oferecidos

 

É possível se inscrever gratuitamente em 50 cursos, dispostos em cinco trilhas:

  • Letramento digital: conceitos iniciais com vistas ao crescimento profissional e educacional;
  • Produtividade: habilidades básicas para explorar os programas do pacote Office 365;
  • Introdução à programação: conceitos iniciais relacionados à linguagem de programação;
  • Profissionalizante: indicada para jovens e adultos que desejam seguir uma carreira específica no mercado de tecnologia;
  • Avançados em TI: conhecimento mais avançado em TI com otimização do desempenho individual contribuindo para o desenvolvimento dos profissionais.

A lista completa com os cursos pode ser encontrada clicando aqui. Todos eles oferecem certificação.

De acordo com o governo federal, todo trabalhador pode utilizar o programa.

Como saber que curso fazer

 

No site do programa, é disponibilizado um teste de nível de carreira, que pode ajudar a escolher o curso que dará mais oportunidades de conseguir um emprego.

Para fazer o teste, são solicitados alguns dados para que a Escola do Trabalhador 4.0 entre em contato.

Para realizar o cadastro, basta acessar o link e preencher os campos solicitados.


Voltar


Compartilhar

Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.

topo site