Os Riscos do PIX no Cruzamento de Dados da Receita Federal para Pequenas Empresas
13/05/2024
O Banco Central informou que foi publicada nesta segunda-feira, 27, circular que altera o sistema de compensação de cheques no país.
Pelas novas regras, a compensação de cheques passará a ser em um dia útil para todos os valores, inclusive para cheques abaixo de R$ 300, cujo prazo atual é de dois dias úteis, informou a autoridade monetária.
O BC avaliou que a unificação da regra compensação permitirá “ganho de eficiência e redução de custos, operacionais e financeiros, para todo o sistema”.
“As alterações seguem o esforço do BC de aprimorar os vários instrumentos de pagamentos, tornando-os mais seguros e eficientes para o usuário”, acrescentou a instituição.
De acordo com a autoridade monetária, com a redução da quantidade de cheques e o aumento da capacidade tecnológica para o seu processamento, não é necessário mais dois dias úteis para sua compensação.
Entre março de 2005 e outubro de 2017, por exemplo, o Banco Central informou o número de cheques processados, mensalmente, pela Centralizadora da Compensação de Cheques (Compe) caiu de 170 milhões para 42 milhões.
Fonte: Portal Contábil SC
Compartilhar
Olá!
Escolha alguém do nosso time para conversar.
Fiscco Serviços Contábeis e Assessoria
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: